6º Track Day DRT: AIP recebe pilotos nordestinos em encontro exclusivo para convidados
- Cássia Rayana
- Jun 11
- 2 min read

No último sábado, 7 de junho, o Autódromo Internacional da Paraíba foi palco de mais uma edição do Track Day organizado pelo Diemat Racing Team (@diematracing), evento exclusivo que reuniu apaixonados pelo automobilismo e pela adrenalina. Diferente das etapas oficiais do campeonato estadual, o 6º Track Day DRT foi um encontro privado voltado apenas para pilotos e seus convidados, que reuniu 28 carros e uma seleção de pilotos vindos de vários cantos do Nordeste: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e, claro, da própria Paraíba.
A variedade de máquinas era, por si só, um atrativo à parte: se você acha que é difícil encontrar um Fusca TSI amarelo, imagina só encontrar dois e no mesmo evento? Isso mesmo, dentre os carros que correram no Track Day tivemos quatro Fuscas TSI, duas Porsches 911 (uma Carrera T e uma GTS), três Mini Coopers, sete Renault Sanderos RS e uma BMW 320i E90. Além deles, também compuseram o grid do evento carros das Categorias Marcas (HB20 1.6 Marcas) e Turismo (Corsa Turismo 1.4).

O pódio foi montando sobre três categorias, proporcionando experiências compatíveis com o nível de pilotagem de cada participante: PRO, PRO AM e AM. As categorias aconteciam simultaneamente na pista, e a proposta do encontro foi promover um ambiente seguro, técnico e ao mesmo tempo descontraído, sem caráter competitivo, mas voltado para analisar o desempenho dos carros e as habilidades dos pilotos, para explorar limites e testar setups aproveitando o traçado desafiador do circuito paraibano.
PÓDIOS
Categoria AM
1º Renan Vieira: Polo TSi - 1:31.013
2º Alisson: Sandero RS - 1:31.226
3º Clerot: Sandero RS - 1:31.445
Categoria PRO AM
1º Tiago Tude: Fusca TSi - 1:24.596
2º Igor Barros: Fusca TSi - 1:24.769
3º Felipe Tude: Fusca TSi - 1:24.840
Categoria PRO
1º Lucas Mendes: Porsche 911 GTS - 1:21.548
2º Guilherme: Porsche 911 Carrera T - 1:24.370
Os tempos feitos pelos pilotos mostram o alto nível das preparações dos carros do grid, com milésimos de segundos entre os colocados que conquistaram pódio.
Fora dos boxes as conversas traziam trocas de dicas de acerto, o tipo de interação que existe quando o objetivo vai além de vencer. Iniciativas assim mostram que o automobilismo nordestino está em movimento e que o AIP é um espaço multifuncional e estratégico para o fomento ao esporte automotor na Paraíba. O circuito tem se tornado cada vez mais atrativo para experiências particulares, além das tradicionais provas do Campeonato Paraibano de Automobilismo.
Embora sem torcida nas arquibancadas, o evento marcou um importante momento de integração entre pilotos, preparadores e entusiastas, promovendo intercâmbio técnico e incentivando a continuidade de encontros semelhantes nos próximos meses.

Comments